Wednesday, October 23, 2013

Aprendendo sobre o projeto de inglês ArgentEgypt com Maria Bossa

Alunos pré-adolescentes da Argentina e do Egito. De países tão distantes, o uso de tecnologias aproximou as professoras Maria Bossa e Ayat Tawel e seus alunos em um projeto chamado ArgentEgypt. Quer saber mais? Conto para você o que Maria Bossa compartilhou com meus alunos de Letras-inglês da disciplina Tecnologias no Ensino de Línguas no nosso encontro de hoje.

Como acredito que a aprendizagem de línguas se torna muito mais significativa e interessante quando os alunos podem interagir com estrangeiros, sempre saliento a importância de meus alunos criarem projetos que propiciem encontros via Skype e Google Hangout entre seus estudantes e pessoas de outros países.

Uma das maneiras de ilustrar esse tópico é chamando convidados para contar suas experiências para meus alunos. Como faço parte do grupo Webheads, há vários professores no mundo inteiro com vontade de compartilhar conhecimento e experiências, uma delas é a professora argentina Maria Bossa. Ela dá aulas de inglês em duas escolas públicas em Córdoba e suas aulas são sempre muito criativas, dinâmicas e significativas.

Hoje ela compartilhou sua experiência usando o Google Hangout apresentando seu projeto feito com a professora egípcia Ayat Tawel.

As duas combinaram que seus alunos entrevistariam cada uma através do Skype. Elas ajudaram seus alunos a elaborar perguntas em inglês para que seus alunos fizessem no momento do encontro. Os alunos da Argentina se mostraram muito interessados em saber mais sobre o Egito e os alunos do Egito também se interessaram em saber mais sobre a Argentina. Devido ao fuso horário, Ayat participou da Skype conference quase de madrugada.

Os alunos fizeram diversos tipos de perguntas referentes a diferenças culturais e outros aspectos. Os alunos notaram a diferença no sotaque das professoras e acharam isso muito interessante, além de terem aprendido muito mais do que apenas inglês nessas entrevistas.

Depois disso, elas resolveram abrir um grupo do projeto no Facebook para que os alunos pudessem interagir mais através de postagens de fotos, vídeos e perguntas. Os alunos tiveram que se esforçar muito para postar em inglês visto que os egípcios falam árabe e os argentinos, espanhol.

Um aspecto muito interessante é que Maria Bossa teve a oportunidade de viajar para o Cairo e de visitar a escola de Ayat! Ela foi para duas aulas de Ayat e os alunos puderam interagir com ela! Imagino o quanto esse momento deve ter sido especial! Se você estiver curioso para ver fotos desse emocionante encontro entre Maria e Ayat, é só clicar no link da apresentação que está ali embaixo.

Ela também nos contou que faz parte do Rotary International e que através dessa organização, ela está fazendo um projeto de troca de cartas com um professor de Madagascar já que a internet não é facilmente usada nesse país na África.

Maria Bossa também sugeriu que meus alunos façam projetos semelhantes usando os seguintes sites para procurar professores parceiros:
Skype in the Classroom - https://education.skype.com/

Após sua brilhante apresentação, alguns alunos fizeram perguntas a ela a respeito de projetos usando o Skype e o Google Hangout. 

Compartilho com você algumas fotos do nosso encontro de hoje.


 Camilo fazendo sua pergunta sobre que tópicos tratar em conferências

Maria Bossa respondendo às perguntas

 Diego também quis saber detalhes sobre diferentes sotaques em inglês em projetos 

Edrian quis saber sobre o sentimento de Maria a respeito de os alunos saberem mais tecnologia do que os professores

Para ver os slides da apresentação de Maria Bossa, é só clicar aqui: http://es.slideshare.net/Pescada/argentegypt-an-online-collaboration-project-rscon4


Acredito que a aula de hoje foi muito especial porque pudemos aprender muito com as experiências de Maria Bossa. Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos por ela, é só acessar o blog dela: http://mariabossa.blogspot.com.ar/

Você faz projetos assim também?

Até breve!


2 comments:

Maria Bossa said...

Dear Cintia,
It's always a pleasure to share my experiences with you and your students.
Being part of both Webheads and Rotary International is one of the greatest achievements in my life as I not only increase my knowledge as an educator but also as a person.
Brigada, beijinhos..
Maria :)

Learning to Learn Languages with Cintia said...

Dear Maria,
Thanks a million for your time and care! We totally loved learning from your fantastic and enriching experiences!
Beijinhos!!!
:-)