Tuesday, July 16, 2013

Aprendendo sobre sustentabilidade em um piquenique nos bosques da nossa universidade

Morar na Amazônia Brasileira é um verdadeiro privilégio. E para que nós e as futuras gerações possam desfrutar dessa maravilha por muitos anos, precisamos aprender a preservá-la e a usá-la de uma maneira sustentável. Para tanto, meus alunos de letras -inglês puderam aliar o assunto sobre comidas num piquenique e aprender sobre sustentabilidade no Espaço ITEC Cidadão que fica na Universidade Federal do Pará.

Aproveito essas aulas para levar os alunos a refletir sobre o que eles consomem porque infelizmente não vejo muitas escolas tratando esse assunto de maneira profunda. E o quanto é importante sabermos bem como nos alimentar para ter uma vida saudável!

Além de refletirmos sobre isso, também falo da importância de saber cozinhar que infelizmente na cultura brasileira isso ainda é algo que muitas pessoas não gostam muito de fazer.

Para nosso piquenique, os alunos cozinharam alguma coisa da cultura americana, brasilera ou trouxeram alimentos saudáveis.

Após o nosso piquenique, fizemos um passeio pelos bosques do Espaço ITEC Cidadão e aprendemos muito sobre sustentabilidade, plantas, animais e outros assuntos sobre a Amazônia com a Gina Calzavara e dois alunos dos cursos de Biologia e Turismo.

Nós gostamos muito de aprender mais sobre a nossa região e de que maneira podemos ajudar a melhorar o nosso planeta. Além de aprendermos excelentes lições de vida, tivemos uma aula num espaço muito mais agradável do que na nossa sala de aula. Hoje me lembrei das lições do Educador Tião Rocha que fala da importância de ter aulas embaixo de um pé de manga porque entendi que aprender rodeada de natureza é muito mais agradável. Decidi que vou ter mais aulas lá.

Compartilho algumas fotos do nosso piquenique:

 Frutas, sucos e alimentos saudáveis

Mesa perfeita para nosso piquenique

Experimentando a Lemonade

Delicious Peanut butter and jelly sandwiches preparados pela Tássia

Não usamos descartáveis

Eu trouxe celery para meus alunos experimentarem mas parece que eles não gostaram muito do sabor.

 Deliciosos biscoitinhos feitos pela Thaianny

Great Pancakes feitas pela Bianca

Delicious Banana Bread feito pela Débora

Todos felizes no nosso Picnic

  Assinando o livro do ITEC Cidadão
 

 Todos amam tirar fotos!

 Início do nosso Tour pelos bosques com a Gina Calzavara

Aprendemos muito mais do que sustentabilidade

Aprendemos a respeitar o nosso planeta

Aprendemos a apreciar mais as plantas Amazônicas

Aprendemos a dar mais valor ao que é nosso

Até a Kali, mascote do ITEC, acompanhou o nosso Tour

Aprendemos sobre a importância das borboletas

 Aprendemos sobre a importância dos chás 

 Relógio do corpo humano

 Aprendemos que muita coisa pode ser reaproveitada. Até caixas de monitor de computador se tornam vasos!


 Lindas flores amazônicas

 Flores para atrair Beija-flores para nossos bosques

Alunos de vários cursos colaboram com o espaço.


Você também promove piqueniques com seus alunos e fala sobre sustentabilidade com eles?


Até breve!

7 comments:

Allana said...

Cintia, fiquei maravilhada com tantos momentos enriquecedores das suas aulas. Tenho certeza que esses alunos já aprenderam bastante, e o mais importante disso tudo é que todos estão tendo a oportunidade de ter um exemplo diferente de ensino e aprendizagem de Belém para o mundo.

Gustavo R. Boechat, said...

Hi Cintia, thank you for sharing with us thia amazing project. I'm quite sure when we give students this opportunity to learn in presence, I mean, putting their hands and experiencing what they did, they learn more...much more than in books.
Congratulations! I hope doing something like this here.

Gustavo R. Boechat, said...

Hi Cintia, thank you for sharing with us thia amazing project. I'm quite sure when we give students this opportunity to learn in presence, I mean, putting their hands and experiencing what they did, they learn more...much more than in books.
Congratulations! I hope doing something like this here.

Jaqueline Silva said...

Cintia, esse local é aberto ao público ou só para a comunidade acadêmica? Vou tentar levar minhas oitavas séries para conhecer agora no segundo semestre. É lindo! Pena que não era assim na nossa época de ufpa.
Bjim.

Cintia Costa said...

Oi Jaqueline, o lugar é aberto sim. Você pode ter mais informações com a Gina Calzavara no email: convivencia@ufpa.br
Bjks!

Quely Caldeira said...

Foi um dia super anormal. Eu não levei cadernos, nem apostilas. Só as tangerinas e a minha água. E quanto mais eu me aproximava do Itec, mais pasma eu ficava. "Gente, não acredito que vamos ter aula no Itec". Eu fiquei super feliz e orgulhosa de pensar que minha aula não seria numa sala fechada. Eu achava o Anexo B(nossa sala de aula convencional) perfeito porque era grande e dava para fazer muitas coisas. Mas percebi que as aulas do lado de fora da sala são surpreendentes e encantadoras. Você se sente livre e mais motivado para aprender. E fiquei ainda mais grata pelo meu curso ter pessoas como a Cíntia que veem muitas possibilidades e que nos ensinam a serem "caçadores de possibilidades". Hoje na aula de psicologia de aprendizagem nossa colega Thaianny falou o seguinte “Depois de todas essas discussões que tivemos (referindo-se ao trabalho de discussões de temas referente à educação) e tudo o que estamos aprendendo aqui na universidade com nossos professores tenho certeza que nenhum de nós vai dar aulas de inglês falando só do “to be”.” Sim, seremos bem diferentes! Thank you Cintia!

Cintia Costa said...

Raquely, fico imensamente feliz ao ler o teu comentário! Que maravilha! Tenho certeza que vocês serão professores incríveis!:-)