Monday, September 9, 2013

Aprendendo línguas usando celulares e de forma colaborativa

Tenho lido em diversos artigos que a aprendizagem pode se tornar mais significativa quando acontece de maneira colaborativa e usando tecnologias disponíveis.

E para proporcionar oportunidades de aprendizagem significativa para meus alunos calouros, planejei uma aula sobre como se apresentar, soletrar, falar sobre número de celular e sobre endereços de emails.

Compartilho com você passo a passo de como foi nosso encontro de hoje:

1. Chamada: Ao invés de os alunos responderem apenas "presente", aproveito o momento da chamada para fazer diferentes perguntas em inglês. A de hoje foi: Qual é a sua palavra favorita em inglês?

2. Aquecimento: Tempestade de ideias sobre saudações em inglês

3. Exibição de dois vídeos sobre como apresentar uma pessoa e apresentação pessoal: http://www.youtube.com/watch?v=NeEJhW0_gqA e http://www.youtube.com/watch?v=lijxC6ViYgU&list=PLBckn1zfkG_pv6JmMnJE5JM-iNhdipkm5

4. Discussão sobre os tópicos a serem aprendidos

5. Em grupos, os alunos se ajudam mutuamente a aprender os tópicos usando celulares, o computador da sala, o livro do professor e os conhecimentos prévios de cada um.

6. Os alunos praticam como soletrar seus nomes, números de celular e emails em inglês para se sentirem seguros ao precisarem dar essas informações em inglês.

7. Para trocarem essas informações e se conhecerem mais, foi pedido que os alunos se levantassem e perguntassem essas informações a 3 alunos e que armazenassem esses dados em seus celulares.

8. Tarefa de casa: pesquisar textos, vídeos ou aulas que tratem dos tópicos e postarem no grupo da turma no Facebook para que todos tenham diversas fontes para estudar, praticar e aprender mais.

8. Encerramento: os alunos disseram o que aprenderam hoje.

9. Como são alunos de Letras e futuros professores, fizemos uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas e que benefícios puderam ser percebidos.

Fiquei feliz ao perceber que todos os alunos estavam participando ativamente quando estavam em grupos e como estavam se divertindo quando perguntaram as informações pessoais para armazenar em seus celulares.

Você pode ver fotos de vários momentos do nosso encontro aqui:















Acho que educação é isso: alegria, colaboração, prazer, diversão e amor!

Você propõe atividades de aprendizagem colaborativa também?

Até breve!

4 comments:

Maria Bossa said...

Hei!! You always surprise me with your posts!!! I guess I will end up learning Portuguese just by reading what you write!
This post has been very inspiring! Thanks a lot!!
Smiles, Maria :)

Learning to Learn Languages with Cintia said...

I am so happy you liked it, Maria!!! :-) By the way, I would like to know if you can present your fantastic projects to my new group of using technologies to teach and learn languages. :-)

Raquely Caldeira said...

Parece ter sido muito divertido mesmo! Que legal! Parabéns Cíntia! :)
See you.

Marckson de Moraes said...

amazing!!I loved this course!!