O livro Teaching Digital Natives do Marc Prensky continua me ensinando a ser uma professora que ajuda seus alunos a aprender. Além de ler o livro dele, eu também o sigo no Twitter (@marcprensky). Gosto muito de ler os tweets dele!
Ontem mesmo eu gostei muito de ver o vídeo (em inglês) que ele postou no twitter sobre o papel do professor: http://www.youtube.com/watch?v=4MpzcjhY_wI&feature=youtu.be Suas palavras me fizeram refletir e pensar no que eu tenho feito para mudar as minhas práticas em sala de aula. De maneira resumida, ele nos diz o papel do professor mudou daquele de ser o fornecedor de informações para o papel de guia e orientador. Ele acredita que os alunos se desenvolvem muito mais criando, encontrando e juntando informações usando as tecnologias quando o papel do professor fica mais importante fazendo as perguntas certas, checando, observando e dando feedback sobre a qualidade das atividades que os alunos estão fazendo.
Hoje eu também trabalhei tentando mudar o meu papel de fornecedora de informações para um papel de guia dos meus alunos. Não tem sido muito fácil porque mudar leva um tempo e é feito aos poucos, mas tenho ficado contente ao ver meus alunos todos fazendo diversas atividades para aprender. Os vejo mais motivados e responsáveis por sua própria aprendizagem!
Por exemplo, hoje na aula de Tecnologias no Ensino de Línguas Estrangeiras para os alunos da licenciatura em inglês, os alunos também pesquisaram sobre Educação a Distância, assim como fizeram os alunos de francês ontem. Fiquei feliz ao ver que os alunos encontraram outras informações sobre o assunto que deveríamos aprender. Vi os alunos pesquisando reportagens, artigos, diretrizes do Ministério da Educação sobre EaD e muito mais. Veja no nosso grupo no Facebook algumas das informações que eles compartilharam:
Ainda estou aprendendo a ser uma professora que incentiva mais os seus alunos a buscarem o conhecimento. Espero em breve poder melhorar ainda mais para que meus alunos atinjam seus potenciais máximos com excelência.
Você também incentiva e ajuda seus alunos a aprenderem assim?
Até breve!
No comments:
Post a Comment