Muitas vezes pensei que essa atitude era só coisa da minha cabeça, no entanto, fiquei feliz ao constatar que o Marc Prensky incentiva que os professores saibam as paixões de seus alunos, falando inclusive de um novo termo: Passion-based learning!
Como tenho escrito nos posts anteriores, tenho ficado cada vez mais encantada com o livro Teaching Digital Natives do Prensky. Fiquei ainda mais feliz ao ler o capítulo 3, intitulado Think People and Passions rather than classes and content. Uma das coisas que mais gostei nesse capítulo é mais ou menos isso: "O que realmente conta na educação não são as notas de testes ou conteúdos programáticos. O que realmente importa é levar em consideração cada aluno. Será que esses indivíduos estão aprendendo o que eles precisam para chegar até onde suas capacidades permitam?"
Para que eu conheça mais os meus alunos, sempre aproveito a hora da chamada não apenas para marcar a frequência dos alunos, mas para saber mais deles. Já os perguntei quais são os seus sonhos, suas paixões, o que gostam de fazer no tempo livre, comidas favoritas e muito mais.
Em relação aos sonhos, já ouvi as seguintes respostas:
- Quero que encontrem a cura do câncer porque essa doença está levando embora meus familiares
- Quero me formar
- Quero fazer um mestrado e um doutorado
- Quero formar uma família
- Quero viajar o mundo inteiro
- Quero ter sucesso profissional
- Quero voltar a morar no Rio de Janeiro
- Quero ter um bom emprego
- Quero passar num concurso público
Em relação às paixões, meus alunos falaram:
- Família
- Vida
- Natureza
- Filmes
- Música
- Livros
- Jogos
- Malhação
- Filhos
- Dança
- Animais de estimação
- Tecnologia
Com posse desses dados, fica mais fácil para que eu planeje aulas e projetos nos quais os alunos possam aprender através de seus gostos e paixões. Tudo fica mais suave e interessante e percebo que meus alunos aprendem felizes quando podem mostrar seus interesses. Vejam como meus queridos alunos demonstram um pouco de si no nosso grupo do Facebook.
Vejo o quanto a Raquely vibra quando pode usar seus dons de fotógrafa, blogueira e relatora de atividades em Língua Inglesa.
Também fiquei feliz ao ver a empolgação da Priscila que criou lindos bonequinhos para todos os amigos da turma e até para as professoras!
Amei ter minha bonequinha também!
Muito legal ver a Débora e o Diego compartilhando músicas daqui e nossas lindas lendas também:Legal ver o Ivo mostrando sobre sua cidade:
Amei ver a Naianne nos ensinando que tem esquilos aqui na Amazônia também:
Amei também ver a Karoline e a Hewellyn divulgando um pouco de nossas danças típicas:
Karoline Cardoso
Vê-los escrevendo sobre suas cidades, sobre suas famílias, valorizando a nossa cultura e mostrando suas realidades têm me deixado imensamente feliz! Vou trabalhar com um desejo imenso de saber mais deles para que nossos momentos juntos na viagem da aprendizagem sejam cheio de amor e carinho, pois o que é mais importante do que esse compartilhamento de vida e de troca de experiências?
Você também sabe quais são as paixões de seus alunos?
Até breve!
No comments:
Post a Comment