Saturday, January 19, 2013

Aulas teóricas maravilhosas com duas professoras minhas do coração!

As aulas teóricas podem ser dinâmicas e contar com a participação dos alunos? Podem, sim senhor! Vejamos alguns exemplos de aulas que valeram a pena assistir!

Durante meu curso de Letras - inglês, na Universidade Federal do Pará, tive muitas aulas teóricas. Infelizmente tive muitas em que o professor falava o tempo todo e os alunos só ouviam e faziam algumas anotações. Imaginem só passar de 8 da manhã às 2 da tarde assim, apenas ouvindo?

No entanto, nem sempre as aulas foram só ouvindo, eu também tive umas aulas teóricas diferentes que eu amei muito e agradeço de coração às professoras Tatiana de Macêdo e Rosamaria Reo por me proporcionarem aulas maravilhosas.

O que eles fizeram de diferente? Conto para vocês agora.

Nunca me esquecerei das minhas aulas de linguística aplicada com a Professora Tatiana Macedo. Quando estávamos estudando os métodos, abordagens e metodologias, ela me convidou para dar uma aula de italiano (ela sabia que eu dava aulas dessa língua) usando o método audiolingual para ilustrar. Eu amei esse dia! Lembro que me preparei muito bem e tivemos até chocolate gelado e docinhos nessa aula especial. Dar uma aula para minha professora e meus colegas foi muito legal e desafiador, mas digo que o resultado foi tão positivo que acabei fazendo o mesmo duas vezes no curso de treinamento de professores da escola de línguas que eu trabalhava. Amei ver que a professora confiou em mim e me concedeu seu lugar por uns momentos durante sua aula! Além disso, as aulas eram sempre dialogadas e dinâmicas!

Já a Rosamaria, nas suas aulas de literatura americana, solicitou certa vez que cada dupla lesse um conto e na aula seguinte deveríamos compartilhar um resumo do que tínhamos lido. No entanto, ela falava com tanto amor de literatura que eu e minha twin sister do coração Susan Miranda, resolvemos fazer mais do que apenas falar. Nós encenamos o conto The Black Cat do Edgar Allan Poe usando roupa preta, batom preto, esmalte de unhas preto, incenso, música, velas pretas e vermelhas na nossa apresentação. Para achar esse material, fomos até em uma loja de produtos de Umbanda! Além da compra disso, Susan encontrou umas imagens de um gato preto no computador, as imprimiu para ilustrarmos o quadro com o personagem do nosso conto. Não preciso dizer que a apresentação foi um sucesso, né? Outra coisa que ela fazia e eu amava era quando ela nos pedia para reescrever um fim diferente para os contos, e depois cada aluno lia o seu para todos. Tenho muitas saudades dessas aulas divertidas!

Tatiana e Rosamaraia são duas professoras sorridentes e que amam o que fazem. Elas me inspiraram a ser uma aluna excelente e a fazer mais do que elas pediam mesmo dando aulas teóricas.

E vocês, fazem algo de diferente nas suas aulas teóricas também?

Até breve!

2 comments:

Allana said...

Siiiim! Adoro aulas dinâmicas. Recentemente, em nossas aulas de literatura, estamos criando nosso portifolio com todos os poemas trabalhados em sala, assim como os comentários e atividades relacionados ao conteúdo. Estou cheia de idéias! Quero deixar meu portifolio super personalizado, com cores e temas para todos os poemas. Ah, penso em planos de fundos, capas, fotos e figuras. Um dos poemas se chama Yummy foods e nele, já coloquei minhas fotos comendo de tudo quando era criança, fiz pirulitos com E.V.A em alto relevo! Tô adorando isso.

Allana said...

Ah, também já produzi vídeos para nossas aulas juntamente com meus colegas de class. Um dos vídeos foram sobre os falsos cognatos e o outro, sobre uma short story do Edgar Alan Poe. Em um grupo, encenamos muita coisa. Os vídeos geralmente possuem alta produção, rsrs. Figurino, maquiagem e cenário. Todas essas coisas! Amo muito.