Ainda pensando em simulações, podemos ensinar vocabulário referente a roupas usando alguns sites de lojas de verdade.
Vejamos uma ideia:
O professor pode dizer aos alunos que eles vão viajar para um país (de preferência que tenha a língua sendo aprendida como primeira língua) e que têm 1.000,00 reais, por exemplo, para "comprar" roupas, sapatos e acessórios.
OBS: Os alunos têm que pesquisar o clima do país de acordo com a data da viagem para "comprar" as roupas apropriadas. Eles podem usar o site http://www.weather.com/ para fazer isso.
Quando dei aulas de portugês, mostrei os seguintes sites para meus alunos:
http://www.carmimstore.com.br/
http://www.riachuelo.com.br/
http://www.piccadilly.com.br/mylook/inicial/
http://www.centauro.com.br/
Eles tinham que pesquisar as roupas que queriam "comprar", escolhê-las, verificar o preço e depois apresentaram o que tinham "comprado". Meus alunos estrangeiros ficaram surpresos ao ver os preços caríssimos das roupas e sapatos aqui no Brasil.
Em aulas de inglês, podemos realizar um projeto com a mesma ideia usando os seguintes sites:
http://www.gap.com/
http://www.jcpenney.com/dotcom/index.jsp
http://www.footlocker.com/
Os alunos podem usar o resultado de suas compras em apresentações usando Power Point, uma cartolina ou outro material. Eles podem apresentar para seus colegas de sala ou em uma feira cultural da escola.O interessante é que eles mostram as roupas, sapatos e acessórios que mais gostam ao invés de apenas aprender as coisas que estão nos livros didáticos.
Há muitos outros sites assim em muitos países. Você já usou algum deles em suas aulas?
Até breve!
No comments:
Post a Comment