A interação
com keypals (amigos por correspondência) faz com que os alunos aprendam com motivação
porque eles se comunicam com alguém que não compartilha de sua língua. Eu mesma
aprendi bastante quando troquei algumas cartas com uma amiga alemã. O único
problema era que as cartas levavam muito tempo para chegar ao destino e eu já
tinha esquecido o que eu tinha escrito.
Para que
nossos alunos possam ter essa experiência também, mostro alguns projetos que já
fiz desde o ano 2000 com meus alunos crianças, adolescentes e adultos.
Sugiro que
os iniciantes adultos comecem experimentando bater papo com um site que usa
inteligência artificial para perder o medo de interagir com uma pessoa - http://community.eflclassroom.com/Wpage/chat-bot
Depois de eles
ficarem mais seguros, sugiro usar chats como o http://www.englishclub.com/esl-chat/chatroom-1997.htm
. Para ler um excelente artigo sobre o uso de chats com alunos de inglês, com
vantagens e dicas, entre aqui: http://www.tesl-ej.org/wordpress/issues/volume7/ej25/ej25int/
O próximo
passo é encontrar um keypal ou amigo por correspondência. Com alunos adultos,
sugiro o www.livemocha.com ou o www.palabea.net que são sites de relacionamento
com o objetivo de comunicação usando línguas estrangeiras. O interessante é que
vários alunos se engajam tanto que já houve até um casamento entre uma aluna
minha e um americano!
Com alunos
crianças e adolescentes, sugiro fazer projetos com professores de outros
países. Eu já fiz projetos com professores da Rússia, Itália, Estados Unidos,
Canadá e Áustria.
Com meus
alunos de 8 anos de idade, o tópico da interação foi animal de estimação. Cada
aluno desenhou o seu e escreveu um pouquinho sobre seu animalzinho. Depois
disso eu escaneei esses trabalhos e enviei para a professora no exterior. Ela
fez o mesmo com os alunos dela. Meus alunos amaram ler sobre os animais dos
colegas em outro país.
Com outra
turma, escrevemos sobre o que comíamos nas refeições. Eles desenharam e
escreveram o que comiam em cada refeição. Meus alunos se surpreenderam ao saber
que pessoas de outros países comiam alimentos bem diferentes dos nossos e até
se empolgaram para comer saladas!
Com outra
turma, eles trouxeram postais da nossa cidade e descreveram cada lugar. Esses
postais também foram escaneados e enviados para o email de uma professora da
cidade de Omsk, na Rússia. Meus alunos gostaram muito de saber que há muita
neve na cidade dos amigos e me perguntaram quando iríamos visitar os amigos.
Foi então que peguei um globo terrestre e mostrei onde era a nossa cidade e a
cidade dos amigos. Eles ficaram surpresos ao ver a distância entre os dois
lugares. Nada como aprender geografia assim!
Com minha
turma da 3ª série, fizemos um projeto com uma professora da Áustria. Com eles,
trocamos cartas. Os alunos ficaram um pouco descrentes com esse projeto porque
as cartas com as respostas levaram mais de 2 meses para chegar aqui. Lembro que
eles ficavam me perguntando todos os dias pelas cartas mas ficaram muito
felizes quando elas finalmente chegaram e cada um recebeu a sua. Lembro de ver
o orgulho deles ao lerem cartas todas em inglês.
Também
trocamos cartões postais com alunos de um professor italiano, de uma cidade
chamada Mazara del Vallo. Até mesmo os pais dos meus alunos ficaram surpresos
com esse projeto e amaram ver seus filhos interagindo em inglês.
Para
procurar professores de vários países para desenvolver projetos de interação
como esses, sugiro o site http://www.epals.com/
. Os projetos podem ser bem simples, usando variados tópicos de acordo com o
conteúdo a ser ensinado: apresentação pessoal, rotina semanal, vida escolar,
famílias, hobbies, brinquedos favoritos, refeições, filmes, desenhos, livros,
futuro e tudo o mais o que a imaginação deixar.
É
importante lembrarmos que para aprender uma língua efetivamente é necessário
que haja interação. Nada melhor do que as nossas aulas para proporcionar esse
contato e ver nossos alunos usando a língua estrangeira com seus novos amigos.
Até breve!
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