Acredito que é hora de revermos nossos modelos de aulas porque uma aula inteira só dando conteúdos durante todo o tempo não é garantia de aprendizagem. Acredito que o foco precisa mudar do ensino para a aprendizagem e, para que isso aconteça, vários estudiosos têm mostrado exemplos de técnicas, metodologias e métodos com o foco no aluno e em sua aprendizagem.
Para ilustrar melhor essa mudança de paradigma, conto para vocês como trabalhei hoje com meus alunos de Letras - inglês, da disciplina Teatro Anglófono. O tema da aula de hoje era Gêneros Teatrais.
Começamos a aula com uma revisão da aula anterior e falamos um pouco sobre o que aprendemos sobre a História do Teatro.
Depois disso, dois alunos encenaram um trecho de uma peça em inglês. Mas como os alunos ficaram um pouco apreensivos sobre a pronúncia e o significado de algumas palavras, decidimos fazer diferente a partir da próxima aula. Os alunos vão encenar peças curtas de 5 minutos em inglês e eles podem escolher que peça querem encenar, podendo inclusive criar suas próprias peças! Ou seja, em cada aula teremos encenações de diferentes alunos. Acredito que isso enriquecerá nossas aulas e ajudará os alunos a praticarem mais inglês.
Posteriormente, os alunos tiveram 20 minutos para conversar sobre os gêneros teatrais em duplas, trios ou grupos. Alguns alunos pesquisaram sobre o tema em casa e trouxeram materiais para a aula e outros usaram seus celulares, laptops ou o computador da sala. Achei muito interessante o quanto os alunos se envolveram na pesquisa e na discussão.
Compartilho com vocês algumas fotos dos alunos na aula de hoje.
O passo seguinte foi uma discussão com todos os alunos e foi muito legal ver as contribuições de cada grupo. Eles mostraram muitas informações interessantíssimas! Gostei muito! Para que pudéssemos aprender mais, a partir da lista dos gêneros que os alunos falaram, achei que seria bom que eles pesquisassem vídeos sobre cada um. Para tanto, a Laena tirou uma foto do quadro e a postou no grupo da disciplina no Facebook. Na próxima aula, assistiremos aos vídeos que os alunos encontrarem.
No fim da aula de hoje, perguntei aos alunos o que eles sentiam numa aula assim e alguns disseram que a aula fica mais interessante porque todos podem falar, que o tempo passa mais rápido, mas alguns ainda ficam um pouco perdidos numa aula em que eles têm que estar no centro de sua própria aprendizagem. Isso é de se esperar porque a maioria está acostumado a ir para as aulas e ficarem só ouvindo o que o professor fala. Mudanças exigem tempo.
Mesmo assim, como você pode ver, os celulares e computadores podem ser excelentes aliados para que todos os alunos participem ativamente das aulas.
Você incentiva seus alunos a participarem mais das aulas também?
Até breve!
No comments:
Post a Comment