Agora, por exemplo, o tema da unidade é Compras. O livro ensina como perguntar o preço das coisas, vocabulário referente a cores, roupas e acessórios. Acho que apenas isso é pouco para alunos universitários. Por isso acredito que podemos aprender e debater o que há por trás do consumo e como as marcas impactam as vidas de muitas pessoas.
Aproveitando a excelente oportunidade de termos dois ETAs (English Teaching Assistants) da Fulbright na minha universidade nesse ano, uma deles, a Hilary Pollan, falou para minha turma sobre marcas e consumo. Além de os alunos poderem ouvir inglês de uma americana, eles tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho da autora Naomi Klein que escreveu um livro chamado "No logo". Os alunos assistiram a um vídeo de uma entrevista com ela no link: http://www.youtube.com/watch?v=B0TQR1kVs0k. Essa entrevista fala sobre o impacto que as marcas exercem na vida de muitas pessoas que não percebem que muitas vezes esses produtos são feitos em países em desenvolvimento usando uma mão de obra quase escrava.
Além disso, Hilary nos mostrou as marcas que ela gosta e usa. Ela falou os motivos de ela consumir marcas específicas como Whole Foods, um café local e outras. Também tivemos a chance de falar com o namorado dela pelo Skype. Ele também falou as marcas que usa e mostrou seus tênis e bonés para os alunos.
Depois disso, os alunos ficaram em grupos para pensar em estereótipos de pessoas para elaborar uma lista de compras de acordo com cada pessoa. Foi muito interessante ver os alunos discutindo, desenhando e debatendo sobre o poder das marcas. Vários alunos usaram seus celulares para pesquisar o nome de roupas e acessórios em inglês.
Compartilho com você umas fotos da aula de hoje:
Hilary conversando sobre marcas
Os alunos escreveram ou desenharam marcas que viram nas últimas 24 horas
Os alunos compartilharam as marcas que conhecem
Jr, o namorado na Hilary fala sobre as marcas que gosta
Ele mostrou seus tênis de sua marca favorita
Os alunos escolheram um estereótipo para fazer uma lista de compras que a pessoa gosta de consumir
Alguns desenhos produzidos hoje com as roupas e acessórios em inglês
Acredito que os alunos universitários tiveram uma aula muito mais rica dessa forma ao invés de apenas usarem o livro didático nas aulas.
Você também estimula seus alunos a terem um pensamento crítico nas aulas de línguas?
Até breve!
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