Como fui indagada em uma comunidade para professores de inglês no Facebook a como usar mídias em aulas para alunos adolescentes, o post de hoje é sobre esse tema.
Primeiramente, acho que uma das coisas mais importantes para cativarmos os alunos é conhecê-los e saber do que gostam. Para tanto, podemos fazer um questionário do tipo needs analysis com perguntas sobre músicas favoritas, bandas, cantores, atores, passatempos, esportes, hobbies, sonhos, vestuário, passeios, jogos e tudo o mais que fizer parte da vida de adolescentes.
Depois de ler as respostas deles, pensemos em maneiras de incluir o que gostam nas nossas aulas. Por exemplo, se muitos falam que gostam de assistir a vídeos no site Youtube, que tal mostrar uma adolescente americana descrevendo o que levar para a aula e dicas de estudo? Esse vídeo pode ser visto aqui: http://www.youtube.com/watch?v=iAn53hPgO1A . É importante, porém, não só passar o vídeo para nossos alunos, faça uma atividade antes de os alunos o assistirem. Pergunte que materiais eles trazem para a escola e outras coisas relacionadas ao vídeo. Você também pode pedir para os alunos escreverem no quadro os materiais que trazem em inglês. Cada aluno escreve uma coisa e dá o giz ou marcador para outro colega. Depois eles podem comparar a lista deles com os materiais mencionados pela adolescente do vídeo.
Outra sugestão de vídeo é passar o trailler do filme Jogos Vorazes, que está muito na moda entre adolescentes atualmente http://www.youtube.com/watch?v=Fg3FbqmVXug . Lembre também de fazer atividades antes e depois de passar o vídeo. Os alunos podem fazer vídeos de paródia em inglês e postarem no Youtube.
Além de vídeos, acho que seria muito interessante incentivar os alunos a criarem um Blog usando o site www.blogger.com. Nesse blog, os alunos podem colocar desde receitas favoritas em inglês a críticas de jogos de vídeo game. Eles também podem colocar seus vídeos favoritos em inglês, fotos de sua escola, projetos envolvendo a comunidade e postando os resultados no blog e muito mais.
Podcasts também são uma boa ideia. Eles podem postar áudios de entrevistas com estrangeiros, áudios sobre passeios em suas cidades, baladas legais e muito mais. A Professora Carla Arena criou um com seus alunos sobre as maravilhas de Brasília e pode ver visto aqui: http://sambaefl.podomatic.com/entry/index/2006-10-04T18_03_13-07_00
Youtube, blog e podcast são excelentes ferramentas de ensino e aprendizagem e podem ser usados para diversos objetivos em nossas aulas de línguas como você viu nos exemplos acima. Você tem outras sugestões também?
Até breve!
No comments:
Post a Comment