Li ontem um artigo muito interessante que ressaltava a importância de os professores escreverem Blogs para compartilhar experiências e aprender com seus pares. Um dos aspectos que acho bem importante sobre nossas aulas é saber planejá-las e usar um formato que ajude os alunos a compreender melhor tudo o que acontece dentro de uma sala.
Primeiro penso no objetivo da aula. O que quero que o aluno aprenda até o fim da minha aula? Mesmo que o livro texto usado em minha aula aponte apenas para um aspecto gramatical, eu procuro salientar uma função. Por exemplo, se devo ensinar o presente simples, penso em situações nas quais esse tempo verbal é usado. Quando falamos de nossas rotinas e de coisas que gostamos, usamos o presente simples.
Para começar a aula de maneira interessante e dar uma utilidade para o momento da chamada, ao invés de os alunos apenas responderem presente, uso esse tempo para fazê-los praticar vocabulário perguntando algo como a cor favorita, número que gosta, animal favorito, comida e bebida favoritas e muitos outros.
Depois disso, penso em um aquecimento que é o momento em que os alunos entram no mundo do inglês. Pode ser um joguinho rápido, uma dinâmica ou outra atividade usando o quadro.
Outro passo muito importante é fazer um revisão da aula anterior. (Agradeço a gentileza de meu amigo Sindeval ter me alertado para essa parte que eu faço mas havia me esquecido de mencionar aqui. Muito obrigada, Sindeval!)
Outra coisa que sempre faço no início da aula é ensinar sentenças ou frases que chamo de fórmulas. Essas sentenças são expressões usadas em sala de aula. Ensino uma por aula e sempre reviso as anteriores através de mímicas e gestos. É bom ter um lista dessas sentenças. Quando eu tinha uma sala de aula só para mim em um curso particular de línguas, eu colava essas sentenças escritas em balões (como os das revistas em quadrinhos) nas paredes da minha sala para que meus alunos pudessem sempre vê-las.
O passo seguinte é verificar as atividades da aula e tento sempre ligá-las à realidade dos alunos e verifico se há ilustrações que podem auxiliar os alunos na compreensão dos textos escritos ou orais (para as 4 habilidades). Sempre chamo a atenção dos alunos para esses desenhos que auxiliam muito da compreensão da atividade.
No fim da aula, depois de mostrar o dever de casa, faço um fechamento da aula, perguntando para os alunos o que eles aprenderam, novas palavras e expressões, o que eles aprenderam a dizer em inglês (Por exemplo, aprendi a falar sobre minha rotina). Isso é importante porque os alunos saem da aula pensando no que aprenderam.
A estrutura da minha aula é assim:
Objetivo:
Chamada:
Aquecimento:
Fórmula:
Revisão das aulas anteriores:
Tempestade de ideias sobre o tópico da aula:
Atividades que o livro texto apresenta
Dever de casa:
Fechamento:
Espero que tenham gostado. Vocês fazem planos de aulas diferentes? Quero aprender também. :-)
Até a próxima!
Cintia :-)
PS: O artigo que me referi é o http://www.teachhub.com/importance-teacher-bloggers
1 comment:
Que legal, Cíntia! Obrigada por compartilhar essas informações tão importantes. Fiquei com vontade de assistir a uma aula sua. Besitos.
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