Sunday, December 30, 2012

Exemplo de uma aula

Já faz um tempinho que venho lendo sobre modelos de aulas diferentes das tradicionais nas quais o professor é o centro. Procuro sempre ficar atenta aos meus alunos e quando percebo que tem algum quase dormindo, o sinal vermelho pisca: é hora de mudar a aula chata.

Ora, se os alunos vão para a aula para aprender, porque so o professor que fala? Silenciemos um pouco e deixemos nossos alunos participarem ativamente. Foi um desafio dar o poder para meus alunos e ficar observando e auxiliando quando fosse necessário. Mas deixemos de muito blá blá blá e vamos ao exemplo.

O tópico da aula era Pessoas.

Chamada: pergunta para aumentar o vocabulário dos alunos. Ao invés de os alunos responderem com Presente, eles respondem a uma pergunta relacionada ao tópico.

Fórmula: uma expressão de uso de sala de aula e revisão das anteriores

Revisão da aula anterior.

Aquecimento: tempestade de ideias com a palavra People no centro. Todas as palavras relacionadas a People foram ditas pelos alunos. Saiu de tudo, de parentes a namorados e vizinhos.

1o. passo: perguntei aos alunos que informações trocamos quando conversamos sobre pessoas. Fiz uma pequena lista no quadro com as sugestões dos alunos: nome, idade, personalidade, profissão, se era um parente, namorado, amigo.

Depois disso, os alunos se reuniram em grupos de 4 e fizeram listas de perguntas para saber essas informações, lista com membros da família, verificaram se os membros do grupo sabiam ou se lembravam como dizer os números até 110, lista com palavras que descrevem a personalidade e lista de profissões.

Enquanto eles estavam trabalhando em grupo, meu livro do professor estava passando por todos os grupos para que eles aprendessem algo que não tinham descoberto entre si. O computador da sala conectado na internet também estava à disposição dos alunos se precisassem de alguma informação (os alunos não foram usar o computador por vontade própria ainda, acho que ficam acanhados porque está na mesa do professor. Mas acredito que em breve essa vergonha vai passar e eles vão usar mais esse equipamento). Eu fiquei caminhando pelos grupos, auxiliando no que fosse necessário.

Depois eles mudam de grupos para que eles aprendam com outros alunos o que não tinham discutido nos seus próprios grupos.

O dever de casa para essa aula foi a preparação de um slide com uma foto de família e os alunos vão apresentá-la na aula seguinte.

Fechamento: os alunos falam rapidamente o que aprenderam de novo na aula. Muitos aprenderam a pergunta "What is she/he like?" para descrever alguém.

Perguntei aos alunos se eles gostaram desse modelo de aula e muitos falaram que sim porque todos ficavam trabalhando, aprendendo, colaborando e trocando ideias entre si.

A minha impressão foi que a aprendizagem foi bem interativa. Vou continuar a fazer isso. :-)

Até a próxima!





No comments: