Viviane Mosé nos ensina diversas maneiras de como lidar com a educação hoje e após assistir a esse vídeo dela http://youtu.be/vqkUWJINT_k?list=UUbM-h1YtDueTx24_7Ldk5Cg , tive algumas ideias para compartilhar com vocês.
Será que professores de língua estrangeira também podem fazer algo diferente? O que podemos fazer para que nossos alunos sejam cidadãos e possam ajudar a melhorar a vida da comunidade?
Vejamos algumas ideias:
- Incentivar nossos alunos a pesquisar ao invés de dar as respostas.
Exemplo: Se os alunos têm que aprender como se apresentar em inglês, que tal incentivá-los a pesquisar vídeos, áudios e outros materiais que mostrem essa função e trazer para sala para compartilhar com os colegas?
- Incentivar nossos alunos a criar conteúdos com vídeos e outros meios
Exemplo: Estimular nossos alunos a criar vídeos ou materiais diversos com conteúdos para compartilhar na internet ou em eventos para a comunidade ao redor da escola. Aproveitando a primeira ideia, que tal incentivar nossos alunos a criar vídeos com a função de se apresentar?
- Compartilhar conhecimento através de projetos
Exemplo: Ajudar nossos alunos a ligar os conhecimentos das diversas matérias para criar projetos para melhorar a comunidade em que vivemos - se a comunidade não tem uma biblioteca, os alunos podem aprender a escrever um projeto para ser submetido na prefeitura, a criar um vídeo em várias línguas para pedir doações de livros e muito mais. Aposto que vários países vão enviar doações!
Vamos inventar, deixemos nossos alunos criar para aprender. Vamos olhar para o entorno de nossas escolas e universidades e convidar nossa comunidade para conversar e planejar as mudanças que todos podem realizar.
Conversemos com nossos colegas professores, coordenadores e diretores para mudarmos a forma de trabalhar com educação. Vamos ajudar nossos alunos a pensar, a analisar, a criar, a compartilhar, a melhorar nossas comunidades.
Convido vocês, professores de línguas, para começar uma revolução na educação!
Você já revoluciona a educação? Como? Conte para nós!
Até breve!
No comments:
Post a Comment