Tuesday, September 23, 2014

3a edicão do Projeto ÍCONE Duke - UFPA - Praticando línguas estrangeiras através de videoconferência

Aprender a falar uma língua estrangeira pode se tornar mais agradável com interações com estrangeiros. No entanto, quando encontros presenciais entre nossos alunos e estrangeiros se tornam difíceis, que tal usar ferramentas de videoconferência como Skype e Google Hangout para proporcionar essas interações entre nossos alunos?

Para que você tenha uma ideia de como fazer isso, compartilho aqui um pouco sobre o projeto ÍCONE Duke - UFPA que começou em 2012 e já está na sua 3a edição.

O projeto nasceu de uma ideia da professora Magda Silva, diretora do programa de português da Duke University nos Estados Unidos e da professora Cintia Costa (eu, a autora deste blog, :-) ), professora de inglês da Universidade Federal do Pará. Pensamos em maneiras de ajudar nossos alunos a interagir nas duas línguas, falando sobre assuntos diversos (Amazônia, Estados Unidos, política, estudos, economia, relacionamento, interesses pessoais e outros) usando o Skype como ferramenta de comunicação.

Começamos com receio e preocupações, mas não deixamos o medo se tornar um obstáculo porque tínhamos planos B e C caso houvesse algum problema técnico durante as sessões. Iniciamos o projeto com uma videoconferência entre nossas turmas (você pode ler mais detalhes sobre as primeiras sessões pesquisando sobre o projeto ÍCONE aqui mesmo no blog) e depois de algumas vezes assim, decidimos realizar as sessões "um - a - um". Certas vezes tínhamos um número diferente de alunos e alguns alunos tinham que esperar um pouco para participar das sessões. Mesmo com pequenos problemas, os alunos sempre se mostravam muito satisfeitos e felizes com as interações. Mesmo com níveis básicos de língua, percebemos que eles eram capazes de se comunicar e aprender muito.

Além das videoconferências, tivemos a oportunidade de ter dois encontros presenciais na beira do rio Guamá quando a Professora Magda trouxe grupos de alunos da Duke para nossa cidade durante 2 semanas com o Programa chamado Duke in Brazil. Esses encontros foram muito bons porque os alunos tiveram mais chances de conversar usando as duas línguas: inglês e português. Você também pode ler detalhes e ver fotos desses encontros aqui mesmo no blog.

Com a minha mudança para o Canadá, o projeto ÍCONE passou por algumas mudanças em Belém e agora está baseado no projeto BA3* (Base de Apoio à Aprendizagem Autônoma) coordenado pela Professora Walkyria Magno e Silva. Para o ÍCONE, ela conta com a subcoordenação de dois graduandos de Letras - inglês Eduardo Castro e Ivo Matos, que nos contam um pouco sobre suas experiências com o ÍCONE.

Tanto Eduardo quanto o Ivo participaram da primeira edição do ÍCONE e participaram de vários encontros da segunda edição também.

Eduardo nos conta que: "O que me chama a atenção neste projeto é a sua autoconstrução ao longo do
tempo. Ele atingiu o que é hoje de acordo com as necessidades dos alunos em querer ter alguém
para falar sobre sua região."

Ivo nos diz que: "O Ícone foi de extrema importância na minha formação acadêmica. Participando das interações eu pude ampliar minha visão sobre a vida e cultura dos Estados Unidos. Também conheci pessoas maravilhosas que estavam interessadas em aprender sobre minha língua e vida cultural. O que me motiva a estar participando do projeto é a oportunidade de ajudar outros alunos a terem a mesma experiência que eu tive. Também acho que ideias como essa precisam continuar na academia."

Eduardo complementa: "Eu procuro participar deste projeto todas as vezes que é possível. Principalmente para fazer amizades com os alunos da Duke para praticar inglês. Eu, por exemplo, converso até hoje com alguns integrantes, entre eles a Jabria (primeira edição) e o Daniel (segunda edição). Nós fizemos amizade virtualmente e que se consolidou pessoalmente."

Eduardo nos conta que: "O Projeto Ícone Duke-UFPA teve grande impacto na minha formação como aluno, cidadão e professor. Acredito que ele é extremamente importante para outros alunos, uma vez que ele oferece intercâmbio linguístico e cultural virtual. O que me motiva a ser voluntário neste projeto é poder continuar oferecendo um meio para que outros alunos pratiquem inglês em sua forma real."

Ivo compartilha suas expectativas e anseios:  "Eu espero que o projeto proporcione aos participantes muitos conhecimento referente não só  à cultura estadunidense, mas também à brasileira. Aprendi a valorizar mais a minhas raízes participando do Ícone."

Eduardo acredita que outros professores possam desenvolver projetos similares: "O Projeto Ícone Duke-UFPA tem sido um sucesso devido à forma motivadora que ele tem agido na formação dos integrantes tanto brasileiros quanto americanos. Outros professores poderiam inserir em suas aulas projeto similar, adequando-o a sua realidade. Por exemplo, caso não seja possível trabalhar one-to-one, tentar fazer o intercâmbio em grupo."

Em relação ao uso de projetos assim na educação, Ivo acredita que: "Acredito que outros professores podem sim fazer projetos similares contanto que disponham do equipamento necessário.  A minha sugestão seria  que os alunos fossem expostos ao máximo de nacionalidades e culturas diferentes para desenvolver tanto a capacidades de compreensão da língua quanto a visão de mundo."

Compartilho com você algumas fotos gentilmente cedidas por Eduardo e Ivo da sessão de ontem:







Fico imensamente feliz com a continuação desse projeto porque tenho certeza que os alunos aprendem muito ao compartilhar sua própria cultura, região e raízes, além de ajudá-los a se tornarem cidadãos capazes de transformar o contexto em que estão inseridos como se nota nas falas de Eduardo e Ivo. Ou seja, percebemos que esse projeto envolve muito mais do que apenas a prática de línguas, ele proporciona troca de experiências, reflexões e análise de temas muito significativos para a construção de uma sociedade mais crítica.

Vida longa ao projeto e desejo que mais educadores proporcionem interações significativas para seus alunos!

Até breve!

* PS: Para saber mais detalhes sobre a BA3, clique aqui: http://www.ilc.libradesign.com.br/institucional/detalhe/ID/000277


Sunday, September 21, 2014

2o encontro presencial do projeto ÍCONE Duke - UFPA

Pela segunda vez meus alunos da UFPA tiveram a oportunidade de nos encontrar de maneira presencial com os alunos da Duke em Belém em julho de 2014.

Para aproveitarmos bem cada momento deste encontro, interagimos bastante num almoço na Estação das Docas e na visita ao Espaço ITEC Cidadão da UFPA. Além disso também fizemos uma sessão presencial do ÍCONE na beira do lindo Rio Guamá. Finalizamos nossos encontros presenciais com um almoço na Casa das Onze Janelas.

Compartilho fotos desses momentos inesquecíveis:

Chegada do grupo da Duke em Belém com a presença de minha aluna Dayane Paixão

Almoço na Estação das Docas oferecido pela Duke University


Muita interação depois do almoço


Piquenique e visita ao ITEC Cidadão da UFPA

Aprendendo sobre os projetos do ITEC Cidadão



Sessão Presencial do ÍCONE na beira do Rio Guamá






Almoço de despedida após a visita a alguns pontos turísticos de Belém

Agradeço imensamente à Magda Silva, aos alunos da UFPA e da Duke que acreditam no sonho de educar e aprender línguas de maneira mais significativa e transformadora.

Desejo que o ÍCONE sirva de inspiração para mais projetos e que mais pessoas sejam agentes de mudança e transformação.

Até breve!

Tuesday, September 2, 2014

Mudando a forma de trabalhar com a educação - Ideias inspiradas a partir de palavras de Viviane Mosé

Viviane Mosé nos ensina diversas maneiras de como lidar com a educação hoje e após assistir a esse vídeo dela http://youtu.be/vqkUWJINT_k?list=UUbM-h1YtDueTx24_7Ldk5Cg , tive algumas ideias para compartilhar com vocês.

Será que professores de língua estrangeira também podem fazer algo diferente? O que podemos fazer para que nossos alunos sejam cidadãos e possam ajudar a melhorar a vida da comunidade?

Vejamos algumas ideias:

- Incentivar nossos alunos a pesquisar ao invés de dar as respostas.
Exemplo: Se os alunos têm que aprender como se apresentar em inglês, que tal incentivá-los a pesquisar vídeos, áudios e outros materiais que mostrem essa função e trazer para sala para compartilhar com os colegas?

- Incentivar nossos alunos a criar conteúdos com vídeos e outros meios
Exemplo: Estimular nossos alunos a criar vídeos ou materiais diversos com conteúdos para compartilhar na internet ou em eventos para a comunidade ao redor da escola. Aproveitando a primeira ideia, que tal incentivar nossos alunos a criar vídeos com a função de se apresentar?

- Compartilhar conhecimento através de projetos
Exemplo: Ajudar nossos alunos a ligar os conhecimentos das diversas matérias para criar projetos para melhorar a comunidade em que vivemos - se a comunidade não tem uma biblioteca, os alunos podem aprender a escrever um projeto para ser submetido na prefeitura, a criar um vídeo em várias línguas para pedir doações de livros e muito mais. Aposto que vários países vão enviar doações!

Vamos inventar, deixemos nossos alunos criar para aprender. Vamos olhar para o entorno de nossas escolas e universidades e convidar nossa comunidade para conversar e planejar as mudanças que todos podem realizar.

Conversemos com nossos colegas professores, coordenadores e diretores para mudarmos a forma de trabalhar com educação. Vamos ajudar nossos alunos a pensar, a analisar, a criar, a compartilhar, a melhorar nossas comunidades.

Convido vocês, professores de línguas, para começar uma revolução na educação!

Você já revoluciona a educação? Como? Conte para nós!

Até breve!