Ver tanta pobreza e desigualdade social aqui no Brasi sempre me incomodou muito. Por isso, quando eu era adolescente, eu participava de um movimento religioso que me oferecia oportunidades para ajudar pessoas carentes através de alguns projetos sociais. Essas experiências me ajudaram a valorizar mais minha vida e a agradecer a tudo que tenho mesmo ser ter tudo.
Quando comecei minha carreira docente, eu ensinava como eu havia aprendido: foco na língua, na pronúncia, vocabulário, expressões e demais aspectos linguísticos. No entanto, parecia que faltava algo.
Acredito que esse "algo" era justamente uma base significativa para meu trabalho. Quando minha amiga de infância Brijha Gibson me marcou em um post no Facebook a um pensamento do Educador e Antropólogo Tião Rocha e eu passei a conhecer o seu trabalho, parece que tudo tomou um outro sentido! Era o que estava faltando nas minhas aulas!
Fiquei encantada e me senti desafiada quando assisti a inúmeras entrevistas do Tião Rocha que estão no Youtube. Em várias delas ele sugere que os professores tenham a Carta da Terra como base para suas aulas. Essa carta é um documento criado no ano 2000 que é:
"A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação."
Como venho
tentando trabalhar com a aprendizagem de línguas de maneira mais holística, significativa e construtora de um mundo melhor para todos, decidi
aceitar o desafio e vou usar a Carta da Terra como base para minhas duas
disciplinas desse período: Língua Inglesa I e Tecnologia no ensino de línguas.
Aproveitei que hoje foi o primeiro dia de aulas para conhecer os alunos e conversar sobre os temas que irão nortear os nossos encontros. Também falei um pouco sobre a ideia de usar a Carta da Terra como base das nossas aulas.
Com minha
turma de Língua Inglesa I com os calouros, fizemos uma roda e os alunos falaram
porque escolheram o curso de Letras – inglês, se já têm conhecimento da língua
e se desejam ser professores de inglês.
Fiquei
feliz ao saber que tenho alunos que são apaixonados por inglês, aluno músico,
outros que amam música, filmes e séries de TV, alunos que experimentaram outros
cursos mas não se encontraram e decidiram mudar para Letras, outros que já são
formados em outros cursos, alunos que sabem bem pouco e outros que já são
professores, ou seja, uma turma bem heterogênea e desafiante!
Você pode
ver a foto da nossa turma aqui:
Com a turma
de Tecnologia no ensino de línguas, fiz o mesmo para conhecer os alunos. Eles falaram porque escolheram o curso de Letras – inglês
também e como ou se usam tecnologias para estudar, aprender e praticar a
língua. Alguns também mencionaram se
desejam seguir a carreira docente.
Fiquei
contente ao ver uma turma de alunos em que muitos usam e gostam de tecnologia
embora alguns usem mais ou menos que os outros. Também falei um pouco da Carta da Terra para que eles elaborem seus
projetos finais usando tecnologias para ajudar a aprender inglês com uma base
mais humana, política e social usando esse documento. Aposto que eles irão criar projetos maravilhosos e que ajudarão a construir um mundo melhor!
Você pode
ver a foto da turma abaixo:
Estou ansiosa para ver os resultados que iremos ter até o fim deste ano com as duas turmas tendo a Carta da Terra como base para contribuir para a construção de um mundo melhor para todos!
Você usa a Carta da Terra como base para suas aulas também?
Até breve!
PS: The Earth Charter in English: http://www.earthcharterinaction.org/content/pages/Read-the-Charter.html
1 comment:
Adorei!!!
Eu também já estou ansiosa para saber dos resultados.
Have a nice semester.
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