Uma das partes do livro Teaching Digital Natives do Marc Prensky que acho que dá ideias para professores de línguas é a do capítulo "Seja sempre real (não apenas relevante)". Posto para você algumas delas:
- Os alunos querem falar com seus colegas e fazer novos amigos em outros lugares. E muitos já estão se comunicando por conta própria através de mensagens de texto, Twitter, Skype e trocando vídeos no YouTube em diversas línguas. Vários fazem isso porque gostam de jogos online. Por que não encorajá-los a continuar a fazer isso para que aprendam mais e mais?
- Um professor que usa a pedagogia da parceira usou o site Second Life para unir duas turmas - uma dos Estados Unidos e outra do Japão - juntas as turmas construíram uma ilha virtual. Os alunos se comunicaram com texto e voz nas duas línguas.
- Hoje a aprendizagem de línguas deve ser com comunicação real e não apenas com diálogos pré-fabricados e simulações.
- Atualmente, não existe mais apenas aprender uma língua para usá-la "um dia quando você for lá". Sempre que possível nas aulas de línguas, os alunos podem e devem viajar "para lá" virtualmente e se conectar com pessoas para conversar sobre suas paixões e vidas reais.
Você pode promover essas interações nas suas aulas usando os sites Edmodo, Epals, Skype e Google Hangout.
- http://www.edmodo.com/
- http://www.epals.com/
- https://education.skype.com/
- https://plus.google.com/communities/109532576382533836103
Eu já comecei a mudar as minhas aulas de línguas para que meus alunos aprendam mais e estou gostando muito dos resultados.
Você quer mudar também suas aulas para que seus alunos aprendam mais?
Até breve!
No comments:
Post a Comment