Sunday, June 30, 2013

Aprendendo cultura, língua estrangeira e vida em comunidade com nossa festa "Country Pira"

Na última sexta-feira tivemos uma Festa Junina dos alunos de Letras - inglês da Universidade Federal do Pará. Essa festa foi organizada por nossa Fulbright ETA (English Teaching Assistant) Hilary Pollan com o auxílio de um grupo de alunos da graduação de Letras - inglês e com apoio meu, da Professora Larissa Dantas Rodrigues Borges e do ETA Patrick Gaebler.

Tudo começou quando a Hilary estava pensando em ideias para o English Day do semestre. Em uma das nossas reuniões, pensamos imediatamente em uma Festa Junina misturada com algo parecido da cultura norte-americana. Gostamos da ideia e o aluno Ivo Matos teve a brilhante ideia de chamar a nossa festa de Country Pira (Country+Caipira) que contou com a aprovação de todos..

Durante várias semanas, o grupo se reuniu com a Hilary para preparar as bandeirinhas usando revistas e jornais, os cartazes e demais coisas para a realização da festa. Houve reuniões na universidade e no apartamento da Hilary, inclusive com a presença de uma mãe para ajudar na confecção nas bandeirinhas!

O grupo decidiu as brincadeiras do evento, a dança, a venda das comidas típicas e dos concursos. Nesse planejamento, o que mais chamou a minha atenção foi o fato de envolver as famílias. Achei isso maravilhoso porque eu não me lembro desse tipo de ajuda em trabalhos no nosso curso. Acredito que educação se faz assim mesmo, envolvendo muitas pessoas ao nosso redor. Por isso, fiquei imensamente feliz e amei conhecer as mães, irmãos, filhos, avós e tios dos nossos alunos.

Também percebi um grande engajamento de vários alunos nesse evento e fiquei muito emocionada por ver tanto comprometimento! Mesmo com alguns pequenos problemas, acho que o Country Pira foi maravilhoso e inesquecível! Gostei muito também porque nossos alunos aprenderam vários aspectos da cultura norte-americana e puderam ensinar para nossos ETAs um pouco da nossa cultura. Essa troca de experiências foi muito enriquecedora para todos nós.

Aproveito para agradecer primeiramente a nossa ETA Hilary Pollan pela organização geral do evento. Foi tudo lindo! Agradeço imensamente também a todos os alunos envolvidos no planejamento, organização e criação da festa. Vocês arrasaram! Também foi ótimo o apoio do ETA Patrick Gaebler, que foi o Mister Colorado!

Compartilho com você algumas fotos (créditos: Raquelly, Maria Clara e Allana) da nossa linda festa.



Até o Mateus, filhinho da Naianne, ajudou muito!

Nossos hosts: Hilary e Patrick

Com a mãe e o irmão de minha aluna Allana







Até minhas antigas alunas Marcela e Bruna estiveram presentes com sua amiga Carime!

Professoras, Hilary, nossos alunos e Elis, linda filhinha da Professora Larissa

Finalmente meus alunos conheceram a Marcela pessoalmente depois da nossa Skype conference quando ela estava em um intercâmbio da Fulbright em Utah, Estados Unidos

Nossa divertida quadrilha organizada pela Bianca





Professoras Maria Clara, eu e Larissa vestidas a caráter

Minha aluna Allana participou do concurso de Miss America



Algumas mães de alunos nos ajudando vendendo deliciosas comidas típicas



Você alia cultura nas suas aulas também ?

Até breve!


Saturday, June 22, 2013

Aprendendo e fazendo história com meus alunos - Our generation DOES care!

O mês de junho de 2013 já entrou para a história do Brasil como o período em que o povo brasileiro acordou. Acordou depois de ter tido como gota d'água o reajuste de 20 centavos na tarifa dos ônibus em São Paulo. Acordou milhões de pessoas que têm ido às ruas de muitas cidades para exigir reformas de toda a sorte.

Assim como nossos conterrâneos, eu e minhas turmas não poderíamos ficar de fora desse momento histórico e passamos a semana discutindo, analisando e refletindo sobre o nosso papel na sociedade e de que maneira poderíamos protestar de uma maneira pacífica.

Com minha turma de Letras - Língua Inglesa 2, surgiu a ideia de fazermos um vídeo com nossos anseios após termos lido alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e algumas partes da Constituição Brasileira. Depois disso, os alunos elaboraram sentenças sobre problemas que eles enfrentam diariamente em inglês para então criarmos um vídeo.

Com as sentenças criadas, revisadas e ensaiadas, partimos para a gravação do vídeo na aula de ontem. Escolhemos a orla do Rio Guamá que banha a nossa universidade como locação e começamos a filmar. Foi emocionante ver meus alunos lutando por seus direitos, clamando por mudanças e desejando um futuro melhor para todos! Com a filmagem da aluna Gisele Nascimento, edição da aluna Raquely Caldeira e contribuição de toda a turma, apresento a todos vocês o video:

Our Generation DOES Care!




É assim, educando verdadeiramente, que poderemos ter um Brasil melhor para todos os brasileiros.

Espero que vocês gostem, compartilhem e deixem comentários.

Até breve!





Monday, June 17, 2013

É emocionante ver meus alunos fazendo história! Parabéns Ivo, Diego, Tássia e demais alunos da UFPA!

É com lágrimas nos olhos que vejo meus alunos fazendo a história do Brasil. Hoje de manhã nós vimos alguns artigos da Declaração Universal dos Diretos Humanos para discutir as mazelas que afligem a maior parte da população brasileira e hoje mesmo eles foram para o protesto pacífico aqui em Belém com cartazes em inglês.

Muito orgulho dos meus alunos e de todas as mais de 16.000 pessoas presentes no manifesto e emocionada com as fotos compartilhadas no Facebook de minha aluna Tássia!

Ivo, Manuela e Diego

Ivo e Manuela

Nem a chuva os abateu! Ivo, Tássia e Manuela



Parabéns, meus queridos alunos! Me senti representada por vocês!

Até breve!

Abrindo os olhos e as mentes nas minhas aulas - Não é só por 20 centavos






Ter vivido nos EUA com meu marido enquanto ele estava fazendo mestrado em Políticas Públicas e ter lecionado português na Duke University mudou muito a minha cabeça. Mais do que pensar apenas nas metodologias e técnicas de ensino, aprendi a enxergar muito além no ensino e da aprendizagem de línguas. Aprendi a questionar sobre o sistema e de que maneira eu poderia contribuir para melhorar a vida das pessoas ao meu redor. A partir das muitas leituras que meu marido fez, pude pensar na educação sob outras perspectivas e comecei a refletir mais sobre minhas aulas.

Lembro muito bem quando minha diretora lá, Magda Silva, me disse claramente que eu deveria ensinar português de uma maneira diferente porque os alunos esperavam algo mais do que apenas aulas com repetição de diálogos pré-fabricados e com regras gramaticais. Os alunos esperavam aulas mais profundas que envolviam o ensino da cultura e das situações que enfrentamos no nosso país. Confesso que tive uma surpresa ao saber disso porque seria um desafio mudar minha forma de trabalhar, mas aceitei a novidade com um misto de ansiedade e alegria porque eu amo mudar e fazer diferente.

Hoje, dia histórico aqui em Belém, cidade encravada na Amazônia brasileira, não consegui me manter alheia à tamanha revolução que vem tomando conta do Brasil. Finalmente parece que nós acordamos para protestar contra tantas mazelas que afligem a maior parte de nossa população e, mediante a tão importante data, não consegui seguir o conteúdo programático de hoje e propus reflexões sobre os problemas em várias áreas que meus alunos enfrentam.

Na turma de Língua Inglesa 2, por exemplo, discutimos sobre as áreas de Educação, Transporte, Segurança e Saúde. Cada grupo pensou em 5 problemas e propôs soluções. Em grupos, os alunos aprenderam a expressar esses problemas e soluções em inglês para que pudéssemos compartilhar com o mundo todo através das redes sociais o que vem acontecendo no nosso país. Também aproveitei para mostrar alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e para que pudéssemos ligar os problemas com o documento da ONU que não é muito ensinado nas escolas.

Na turma de Teatro Anglófono discutimos sobre o poder que temos em nossas mãos através de nossas aulas. Discutimos que não podemos continuar a ensinar inglês com sentenças sem nenhum significado e que podem alienar nossos alunos. Conversamos que precisamos ensinar usando a Declaração Universal dos Diretos Humanos http://www.un.org/en/documents/udhr/, por exemplo, para que nossos alunos saibam quais são seus direitos e que lutem por eles.

Em vários momentos durante as duas aulas, meus alunos compartilharam os problemas que eles, suas famílias e amigos enfrentam por causa do descaso de vários políticos que vem nos governando há décadas. Houve inclusive lágrimas e raiva por termos tantos problemas em um país tão rico como o nosso. Não, não podemos mais aceitar tanto descaso.

Enfim, tenho consciência que fugi totalmente do conteúdo programático de hoje, mas sinto que cumpri meu papel como educadora ajudando na reflexão dos meus alunos para ajudar nosso país a entrar numa nova era, era de esperança, era de respeito a TODAS as pessoas e de respeito aos direitos humanos.

Espero que os protestos sejam pacíficos no mundo todo, em especial aqui em Belém, e que possamos ajudar a mudar a realidade para que mais pessoas tenham uma vida digna.

Até breve!

Saturday, June 15, 2013

Uma ideia de aula em que todos os alunos participam - Encontre alguém que...

Acredito que já superamos a fase do ensino de línguas em que usamos apenas uma técnica em nossas aulas. Pelo menos eu tenho tentado usar algo bom de cada método, metodologia e abordagem que aprendi durante todos esses anos. E para que meus alunos sejam bem sucedidos no ensino superior, procuro fazer tudo de acordo com a necessidade deles, tentado ligar o conteúdo com suas vidas e levantando questões que levem a reflexões mais profundas.

Além de almejar que os alunos aprendam mais do que apenas diálogos criados por outras pessoas, desejo personalizar minhas aulas. Desejo que eles tenham oportunidades para falarem de si, de suas vidas, de seus sonhos e de seus planos.

Para ilustrar como fiz uma aula personalizada, compartilho com você como foi minha aula de ontem. Como os alunos tinham que aprender a se expressar falando de algo que já passou, pensei em maneiras nas quais eles poderiam participar da aula ativamente, de maneira colaborativa além de personalizar o conteúdo.

Como aquecimento da aula, comecei a chamada pedindo para que cada aluno me dissesse uma coisa que tinha feito na semana anterior. Depois disso, distribuí pedaços de papel com uma tarefa que pesquisei na internet Find someone who (Encontre alguém que...) com algumas situações do dia-a-dia. (Eu fiz uma adaptação desse documento: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:QH0yXylroC8J:bogglesworldesl.com/files/FindSomeoneWho.doc+&cd=2&hl=en&ct=clnk ) Pedi que eles lessem e verificassem se entendiam tudo que estava ali. Também perguntei se eles sabiam transformar aquelas sentenças em perguntas (já que o verbo deveria ser modificado por causa da presença do verbo auxiliar). Enquanto eles liam, eu andei pela sala para ajudá-los na compreensão. Após esse momento, os alunos deveriam perguntar uns aos outros quem tinha feito aquelas coisas. Foi muito legal vê-los praticando a língua e se divertindo como você pode ver nas fotos abaixo.








Depois desse momento, era hora de discutir os resultados de suas entrevistas com os colegas. Dividi a turma em grupos para que eles pudessem conversar sobre os achados. Fiquei feliz que esse momento também proporcionou momentos descontraídos como você pode notar nas fotos.



Após essa discussão, troquei os alunos de grupos e pedi que eles fizessem uma lista de suas atividades rotineiras. Depois de uns minutos, perguntei se eles saberiam falar sobre suas rotinas usando o tempo passado. Foi gratificante vê-los discutindo e aprendendo em grupo. Quando eles não sabiam, usaram aplicativos em seus celulares ou me perguntaram.




Para concluir a aula, mostrei um pequeno vídeo no YouTube que ensina a pronúncia dos verbos regulares porque notei que nem todos os alunos sabiam dessa nuance do som final (-ed). Vários alunos disseram que gostaram de aprender isso porque não sabiam desse detalhe dos diferentes sons finais dos verbos. O vídeo é esse: http://www.youtube.com/watch?v=zh_DM7qJGWo

Fazendo uma avaliação da minha aula, acho que conseguimos iniciar uma discussão sobre como nos expressar no tempo anterior ao da fala. No entanto, acho que eu deveria ter usado melhor as informações que eles elaboraram sobre suas rotinas. Bem, acho que vou usar esses dados nas próximas aulas, afinal de contas eu também estou sempre aprendendo para tornar minhas aulas mais personalizadas e participativas.

No fim de tudo, percebi que todos os alunos participaram ativamente para aprender e também se ajudaram mutuamente. Isso me deixou muito feliz!

As suas aulas são muito participativas também?

Até breve!





Monday, June 10, 2013

Excelente talk show da minha aluna Tássia Lopes entrevistando Ana Karoline

É, realmente o Marc Prensky está certo quando ele afirma que os alunos têm que ter oportunidades para mostrar o que sabem usando as tecnologias disponíveis. Hoje meus alunos de Letras - inglês deram um show ao mostrar suas entrevistas sobre "An Unforgettable Trip".

Eu simplesmente fiquei boquiaberta ao ver o quão talentosos meus alunos são! Além disso, eles se ajudaram mutuamente de uma maneira que me impressionou muito. Mesmo os alunos que não têm tantas afinidades trabalharam de maneira colaborativa e construtiva. Fiquei imensamente feliz com isso! Eu não imaginei que um projeto desse poderia ter um impacto tão positivo nos alunos!

Senti uma alegria imensa ao ver meus alunos tão empolgados e felizes compartilhando os resultados dos seus  trabalhos. Isso é educação! Isso é aprender! Isso é aula! Infelizmente não estou conseguindo exprimir com palavras escritas o quanto estou realizada!

Compartilho com você o vídeo do Talk-show que minha aluna Tássia Lopes fez entrevistando a Ana Karoline inclusive com a presença de alguns alunos da turma como platéia!


To you guys, the pilot of my talkshow "Chat in the Park with Tassia" withAna Karoline as special guest talking about her unforgettable trip. Enjoy!
P.S. some adjustments at the end (;
Como vocês podem ver, a turma está muito unida para aprender de forma colaborativa e divertida!

Você incentiva seus alunos a criarem vídeos assim também?

Até breve!


Wednesday, June 5, 2013

Quando os alunos são encorajados a usar a criatividade, eles surpreendem! Excelente trabalho do meu aluno Eduardo Castro.

Como o tema da unidade para os alunos de Letras - inglês era o mundo, aproveitei para tratar desse assunto com aulas nas quais os alunos pudessem continuar a usar sua criatividade: eles planejaram alguns dias para um turista na nossa cidade, assistiram à apresentação da nossa ETA (English Teaching Assistant) da Fulbright Hilary Pollan sobre sua viagem com "Mochilão" por alguns países europeus, estão planejando sua viagem dos sonhos e estão fazendo entrevistas uns com os outros sobre uma viagem inesquecível.

Sobre esse último projeto, na sexta-feira passada fizemos um sorteio para decidir quem os alunos iriam entrevistar e depois eles prepararam perguntas para os colegas. Eles ensaiaram e hoje iriam gravar a entrevista. Para que eles tivessem alguns modelos de entrevista, mostrei trechos de alguns talk shows da TV americana que encontrei no YouTube. No entanto, para minha gratíssima surpresa, meu aluno Eduardo Castro já havia concluído o vídeo de sua entrevista. Para que os outros alunos pudessem ver mais exemplos, pedi que ele nos mostrasse sua entrevista também.

Escolhi um lugar para assistir à apresentação do vídeo dele e fiquei absolutamente orgulhosa do trabalho que ele fez! Ele nos surpreendeu e apresentou um vídeo digno de Oscar! As imagens, o som, a entrevista, a pronúncia, a locação escolhida para a entrevista foram excelentes! Eu tremi de tanta emoção e nem sabia direito o que falar para ele! Para realizar seu trabalho, ele contou com a ajuda de seu amigo Fabrício Coleny que faz  um curso de cinema!

Mais uma vez pude constatar que encorajar os alunos a usarem sua criatividade para aprender é muito mais enriquecedor do que apenas usar o livro didático. Eduardo deu um show de profissionalismo em tudo e ele só está no segundo semestre do curso de Letras! Imagine como será o trabalho de conclusão dele! Não preciso nem dizer que ele merece uma nota Excelente com todas as honras para esse trabalho!

Compartilho com você o vídeo da entrevista dele com a minha aluna Priscila, que também deu um show de entrevista com seu inglês maravilhoso!


Trabalho submetido à disciplina English II ministrada pela Prof. Msc. Cintia Costa. Trabalho que teve por tema "My unforgettable trip". Filmado na praça da república no dia 31/05/2013. Entrevistada: Priscila Evelyn Imagens e Edição: Fabrício Coleny
2Unlike ·  · 

Você encoraja seus alunos a usarem a criatividade deles também?

Até breve!