Já não é de hoje que ouço muitos alunos de inglês se lamentando que têm "dificuldade" em aprender inglês.
Vamos analisar essa "dificuldade" de perto... As pessoas que têm dificuldade mesmo são aquelas que estudam, estudam e estudam mas mesmo assim não conseguem obter resultados satisfatórios.
Agora, as outras pessoas que dizem ter "dificuldade" mas não se dedicam aos estudos, ah, péra lá! Como o camarada quer aprender uma língua só indo para as aulas? Isso é imposssível! A não ser que o cara tenha um chip no cérebro que seja capaz de armazenar ortografia, pronúncia, semântica, pragmática, etc e tal....
A fluência acontece depois de muito contato e prática da língua. São horas e horas de cópias, repetições, feitura de exercícios e muito mais. Agora é lógico que é imprescidível que a pessoa copie textos do seu interesse e vontade. Músicas, poesias, contos e receitas são muito legais para começo de conversa.
Os bem sucedidos na aprendizagem de uma língua são (somos) meio loucos. Nós falamos olhando no espelho, cantamos as mesmas músicas dezenas de vezes, interpretamos papéis, repetimos, assistimos a filmes em inglês várias vezes e por aí vai.
Um excelente aprendiz é um apaixonado pela cultura do país que tem a língua alvo como primeira língua.
E aí, você tem dificuldade ou falta de prática? Quer aprender mesmo? Mãos, boca e corpo todo à obra!